Skip to content

Coleção Bahia

COLEÇÃO BAHIA

Nossa história com a Marlene começou pela internet, em pesquisas infinitas por artesãs e artesãos pelo Brasil. Deste contato, nasceu uma de nossas mais incríveis parcerias, com criação, desenvolvimento de produtos e design autoral em palha de coqueiro.

Professora e artesã, Marlene mora em Cruz das Almas (BA) com sua família e desde pequena “gostava de criar”, como ela mesmo diz. Mesmo depois de casada, ela continuou com suas criações e, junto com seu esposo, produziam e vendiam artesanatos utilitários e festivos em diversos tipos de materiais.

Com a valorização do seu trabalho em palha de coqueiro, hoje, toda a família dedica-se à produção de mandalas, luminárias e remos de maior valor agregado no mercado de decoração.

Sou da cidade de Cruz das Almas BA. e, desde nova gostei de criar. Quando me casei continuei criando e sempre tive o apoio do meu esposo. Juntos começamos a trabalhar com sisal. Hoje trabalhamos com artesanatos diversos, principalmente com palhas de palmeira. Artesanato para mim é lazer, alegria, criatividade,... Sempre fui e sempre serei apaixonada por artesanatos.
Marlene

O que mudou de 2019 para cá, quando ela começou a divulgar seus produtos na internet, é que, hoje, claramente, Marlene e sua família possuem um estilo próprio e de identidade muito marcada por sua trajetória no trançado em palha de coqueiro.

Ressignificar o uso de utilitários em itens de decoração foi uma das formas que encontramos de mostrar aos brasileiros que há, dentro do Brasil, as decorações que buscamos. A Marlene, por exemplo, é um desses nossos casos, em que, ao unirmos ideias criativas de decoração com suas técnicas de trançado, conseguimos triplicar o valor de suas peças no mercado.

As folhas usadas são de coqueiro, uma palmeira abundante na região que produz nosso querido côco e também tem suas folhas usadas para diversos fins por serem maleáveis e firmes. Para fazer suas peças, a família de Marlene retira as folhas das palmeiras de seu próprio terreno ou compra de vizinhos.

O trançado deve ser feito enquanto a folha está verde e maleável, permitindo bastante curvatura na fibra ao mesmo tempo que oferece resistência. Após trançadas, as peças são colocadas para secar, momento em que a água vai evaporar das fibras e esta vai mudar de cor, passando de verde brilhante para cor de palha escura.

inspire-se