Skip to content

Retrobel na Mostra ArqDesign de Rio Preto

A Mostra ArqDesign está na sua 3ª edição e já se desponta como o terceiro maior evento do setor de arquitetura e design de interiores no interior do estado de São Paulo, junto com Casa Cor Ribeirão Preto e Campinas Decor.

Com formato inovador, a Mostra ArqDesign é a primeira mostra de arquitetura 100% modular do Brasil, trazendo a cada edição uma nova proposta de implantação sempre baseado em estruturas modulares. Este ano, 24 ambientes foram construídos formando a megaestrutura de mais de 2.600 metros quadrados no estacionamento do Riopreto Shopping.

Elenco da Mostra ArqDesign

Movimentando toda a região de São José do Rio Preto, a Mostra se tornou um evento prestigiado tanto pelo setor quanto para o público por trazer inovações, novas referências, tendências e, acima de tudo, por valorizar e dar luz aos profissionais e empresas locais.

O elenco de 2023 da Mostra ArqDesign conta com 30 arquitetos, designers de interiores, paisagistas que apresentam a Essência da Casa Brasileira na nova edição da Mostra Arq Design, no Riopreto Shopping Center, em São José do Rio Preto. 

Ambientes com curadoria Retrobel para a ArqDesign

Estamos presentes em 8 ambientes da Mostra ArqDesign 2023 com uma curadoria especial levando arte com muita alma e essência brasileira aos projetos de grandes nomes da arquitetura e design da região. Agradecemos a todos que confiaram em nosso propósito de levar a arte brasileira para todos os espaços, valorizando os artistas nacionais e toda a riqueza cultural envolvida em cada peça.

Banho da Colônia

Assinando o projeto de decoração “Banho da Colônia” para o Espaço @‌casa_versatil e @‌retrobel, o arquiteto Lisandro Piloni @‌piloniarquitetura trouxe uma proposta totalmente não convencional e fora dos padrões, com uma decoração inovadora e instigante.

Chegando no espaço, já somos impactados pelas Cabeças Gigantes de Cerâmica, obras icônicas da Mestra Cida Lima e da Mestra Neguinha, artesãs pernambucanas que transformam o barro em peças reconhecidas no Brasil e no exterior.

Projeto personalizado Retrobel na Mostra ArqDesign

Para o revestimento do interior do lavabo, desenvolvemos um fechamento modular feito em palha de ráfia, uma criação exclusiva para o ambiente e produzida pela artista Alê Sisdelli.

Sair do óbvio era premissa para esse projeto. A entrada do lavabo, por exemplo, provoca nosso sentido visual, nos causa emoções e instiga nossa mente com a quantidade infinita de detalhes. A cada olhar, temos uma nova visão, uma experiência completamente intrigante aos sentidos.

Corredor de entrada do ambiente.

Queremos agradecer ao arquiteto Lisandro Piloni e à Casa Versátil por estarem conosco no projeto Banho da Colônia!

| Lisandro faz parte do elenco de arquitetos e designers da Mostra ArqDesign 2023 e assina o projeto Banho da Colônia para Casa Versátil e Retrobel. |

Casa Olência

Curadoria Retrobel nos espaços da Mostra ArqDesign

A Casa Olência é realmente de tirar o fôlego de tantos detalhes! O projeto do ambiente externo enaltece fortemente a essência brasileira com uma proposta de decoração totalmente encantadora, provocativa e ousada, tudo ao mesmo tempo.

Uma parede inteira com os expressivos e curiosos bocejos de cerâmica do Ivanildo, banquinhos de madeira do Mito Escultor brincando com as cores, o escultural banco de galho da Ilha do Ferro e, para arrematar, uma composição espetacular das luminárias de design assinado da Coleção Bel Pardo!

Por mais que as fotos sejam maravilhosas, elas ainda não capturam o sentimento de estar nesse ambiente ao vivo.

Escultura de mesa da artista plástica Regina Minsk - Curadoria Retrobel
Escultura de parede da artista plástica Regina Minsk - Curadoria Retrobel

Obrigada Matheus e Gabriel por podermos criar esse ambiente junto com vocês para o espaço da Celmar.

| Matheus Oliveira e Gabriel Torres fazem parte do elenco de arquitetos e designers da Mostra ArqDesign 2023 e assinam a criação da Casa Olência para Celmar |

Studio Samsung

Assinando a criação do Studio Samsung para a @‌samsungbrasil, o arquiteto João Vitor Lima @‌arq.jvlima deu um show em termos de ambientação e decoração. Em todo o espaço, podemos ver o carinho com que os detalhes foram trabalhados e as experiências provocadas pelas escolhas do arquiteto.

Para a ambientação externa do Studio Samsung, um teto repleto com as nossas Luminárias de Talo, que criam esse efeito visual incrível em conjunto com as folhas. Debaixo da instalação, temos uma visão privilegiada das formas orgânicas que compõem as luminárias e que se ressaltam com as luzes.

Para o interior do espaço, o @‌arq.jvlima criou um verdadeiro céu de Luminárias Aramadas, com uma composição incrível de nada mais nada menos do que 28 luminárias. Brincando com os modelos e com as alturas, o arquiteto João Lima criou uma experiência única ao proporcionar uma vista encantadora das luminárias por baixo.

Queremos agradecer ao arquiteto João Vitor Lima e à Samsung Brasil pelo privilégio de fazer parte do projeto Studio Samsung com vocês!

João Vitor Lima faz parte do elenco de arquitetos e designers da Mostra ArqDesign 2023 e assina o projeto do Studio Samsung para Samsung.

Casa Alma

Projeto personalizado para a Casa Alma - ArqDesign

O nome já diz tudo! Um ambiente que é feito com alma e que valoriza a beleza dos detalhes mais singelos.

Marlon Parreira. arquiteto responsável pela criação e execução do projeto da Casa Alma, brinca com as luzes do sol que entram pelas janelas ao idealizar um revestimento trançado com fibra natural criando um jogo sensorial maravilhoso que se movimenta conforme as luzes.

Para essa ideia, criamos juntos um fechamento personalizado e, nunca feito até então, com a palha de milho. Trouxemos um artesão especializado no trançado para fazer com perfeição o acabamento e o resultado ficou ainda mais incrível do que imaginávamos.

Além do fechamento exclusivo das janelas, muitas cerâmicas brasileiras e fibras naturais da nossa curadoria foram escolhidas a dedo pelo Marlon para compor com muita alma e brasilidade cada espacinho do ambiente.

Vaso de cerâmica do estado da Bahia
Vaso de cerâmica Mestre Jair Monteiro - PE "Reunião dos bichos", arte figurativa em cerâmica do Alto do Moura (PE)
Vasos de cerâmica Mestre Jair Monteiro. Escultura Equilibrista em madeira.
Bandeja em fibra de taboa - Curadoria Retrobel para Casa Alma
Centro de mesa em fibra de piaçava - Curadoria Retrobel para Casa Alma

Queremos agradecer ao Marlon Parreira e à Aparato Interiores pela oportunidade de fazer parte desse projeto incrível que é a Casa Alma.

Marlon Parreira faz parte do elenco de arquitetos e designers da Mostra ArqDesign 2023 e assina a criação da Casa Alma para Aparato Interiores.

Morada Brasiliana

Curadoria Retrobel nos espaços da Mostra ArqDesign

As arquitetas do Mora Estúdio reuniram o passado, o presente e o futuro em um ambiente que exala brasilidade. O contraste do design contemporâneo com arte brasileira de tradição criou um ambiente autêntico, sofisticado e rico em complexidade de detalhes.

Cerâmicas baianas diversas

Para o projeto, as arquitetas escolheram peças de 6 estados diferentes, com obras icônicas da arte popular, de mestres, artesãos, artistas e técnicas diversas da nossa curadoria.

Queremos agradecer ao Mora Estúdio e à Construsol por fazer parte do projeto Morada Brasiliana com vocês!

Ana Beatriz Franceschi e Juliana Junqueira, do Mora Estúdio fazem parte do elenco de arquitetos e designers da Mostra ArqDesign 2023 e assinam o projeto da Morada Brasiliana para o Ambiente Construsol.

Praça de Boas Vindas - Mostra ArqDesign

A arquiteta Isabela Ceron aceitou o desafio de criar o espaço de abertura da Mostra ArqDesign 2023. Assinando o projeto para a Shelter Tinas e Atmosfera da Arte, a arquiteta inovou ao revestir o teto da Praça de Boas Vindas com peneiras de palha.

Praça de Boas Vindas.
Praça de Boas Vindas - Teto de peneirass.

Queremos agradecer à arquiteao Isabela Ceron e à Shelter Tintas e Atmosfera da Arte por poder fazer parte do projeto Praça de Boas Vindascom vocês!

Casa de Barro - Mostra ArqDesign

Assinando o projeto Casa de Barro para o Espaço Mobilia22, a designer de interiores Aritana Salle apostou em diversos tons de terra para criar um ambiente extremamente aconchegante e sofisticado que une o design contemporâneo à estética natural.

Com o propósito de exaltar o uso de materiais naturais e sustentáveis, como o barro e a madeira, a designer criou um ambiente que utiliza essas matérias primas em diversas formas e elementos.

Fachada Casa de Barro com jarros de cerâmica

Queremos agradecer à designer Aritana Salles e à Mobilia22 por poder fazer fazer parte do projeto Casa de Barro com vocês!

| Aritana Salles faz parte do elenco de arquitetos e designers da Mostra ArqDesign 2023 e assina o projeto Casa de Barro para o ambiente exclusivo da Mobilia22. |

Doceria Café - Mostra ArqDesign

A Doceria Café ficou um encanto de tão linda! O projeto de decoração impecável das arquitetas Vanessa Paiva e Claudia Passarini para o Espaço Alupoli foi pensado para abrigar a Doceria comandada pelo @‌mr.braun.sweet e o resultado não poderia ter ficado mais encantador.

Para destacar ainda mais o lúdico das produções do Mr, Braun, as arquitetas escolheram essa Poltrona magnífica do Mestre alagoano Jasson para dar as boas vindas aos visitantes da Doceria Café. As obras do Mestre Jasson representam o repertório imaginário do artesão, dando vida e novos significados a galhos mortos e tortos do sertão alagoano.

Queremos agradecer à Paiva e Passarini e à Alupoli pelo privilégio de fazer parte do projeto Doceria Café Alupoli com vocês!

| Vanessa Paiva e Claudia Passarini do escritório Paiva e Passarini, fazem parte do elenco de arquitetos e designers da Mostra ArqDesign 2023 e assinam o projeto da Doceria Café para o Espaço Alupoli. |

Confira toda a programação pelas redes oficiais da Mostra ArqDesign