Skip to content

Tapete de fibra natural – 4 tipos para decorar

Tapete de fibra natural – 4 tipos para decorar

O tapete de fibra natural é uma das tendências que a gente mais se orgulha de ter apostado, desde o começo da história do Retrobel. Esse lance de “vestir” o chão que pisamos com o estilo da decoração rústica é o detalhe que faz toda a diferença no ambiente, transformando espaços em lugares que adoramos estar.

Rústico, afetivo, natural, feito no Brasil… Não importa por qual dessas ou outras qualidades você se apaixonou. Afinal, fechar a sua decoração com um tapete de palha é inserir um toque de leveza e sofisticação em seu ambiente. Assim, torna-se possível transitar por diversos estilos até chegar em locais com um visual mais refinado. 

Pra ajudar você a escolher o melhor tipo para o seu ambiente, separamos 4 fibras naturais que ficam perfeitas em itens de decoração como os tapetes.

Tapete de palha de Taboa

Do mestre Tião e sua esposa Mara, vêm os tapetes de palha de taboa, nossa aposta de decoração em artesanato brasileiro desde o começo do Retrobel. Uma parceria de anos que faz muito sucesso em nossa curadoria. 

A palha da taboa é uma ótima matéria prima para artesanato, pois, ao mesmo tempo que é maleável, possui bastante firmeza nas fibras, ou seja, ela é moldável, resistente e de alta durabilidade. Indicado para ambientes internos, o tapete de palha de taboa possui um visual marcante e se destacará no seu ambiente. 

Tapete de palha de Carnaúba

A palha de carnaúba é característica marcante do artesanato cearense e, nessa seleção, trouxemos o Tapete Cru feito pelas mulheres da Associação do Cabreiro. 

O tapete de palha de carnaúba tem o toque delicado e fino perfeito para ambientes quem gosta mais de suavidade ou também para quem busca um tapete para ambientes de contemplação e descanso.

A palmeira Carnaúba é, definitivamente, uma das maiores fontes de renda para a população de alguns estados do Nordeste, em especial do Ceará, de onde vem nosso artesanato em carnaúba. É uma planta totalmente adaptada aos biomas Cerrado e Caatinga, por isso se mantém até hoje como um dos símbolos da região. Por estar bastante presente nos estados nordestinos, a carnaúba é geradora de renda em diversos setores, da indústria ao artesanato local.

Tapete de fibra natural de arumã

Feitos da fibra de arumã, o Tupé indígena é um tapete de grande resistência e de impacto no ambiente. Feito pela Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro, no Amazonas, o tupé também pode servir de esteira ou de decoração de parede.

Tapete de palha de Ouricuri

A palha de ouricuri, uma palmeira característica do Nordeste, é a matéria prima do tapete com borda rendada feito pela Ana, em Sergipe.

A palha é muito delicada e de toque bastante suave, sendo uma boa opção para ambientes mais calmos, de descanso e contemplativos. A fibra do ouricuri é parecida com a fibra da carnaúba em termos de textura, mas possui uma coloração mais clara.

Decorando com tapete de fibra natural

Decorar com palha agrega suavidade e afeto à estética do seu espaço, trazendo ares de sustentabilidade, graça e exclusividade – já que uma peça nunca é igual à outra. Os trançados da palha são verdadeiras jóias, imprimindo em cada peça um pouco da essência dos(as) artesãos(ãs) que os produzem. Uma coisa é fato: ao escolher usar um tapete de palha na sua decoração, você cria em seu espaço uma atmosfera tranquila e aconchegante.